Redes sociais
Arte RADIO

Fotos

Postado dia 13/11/2017 às 09:42:43

Facebook quer receber ‘nudes’ dos usuários – para protegê-los

Tirar fotos sem roupa e enviá-las para outra pessoa é um hábito disseminado (segundo uma pesquisa feita nos EUA em 2014, metade dos adultos já enviou, ou recebeu, conteúdo de teor sexual no celular). E arriscado também – pois sempre haverá o risco de que as imagens vazem. Mas o Facebook está propondo uma estratégia radical contra isso: quer que seus usuários enviem as fotos, e os vídeos, cujo vazamento temem.

A lógica da medida, que já está sendo testada na Austrália, é a seguinte. O Facebook recebe os nudes e, a partir daí, seus robôs ficam monitorando aquelas fotos, ou vídeos, 24 horas por dia. Se alguém, como um hacker ou um ex-namorado da vítima, publicar aquele conteúdo na rede social (ou o compartilhar via Messenger), os robôs detectariam, e bloqueariam, imediatamente.

Essa técnica já é usada em alguns programas de antivírus, nos quais você pode inserir dados sensíveis, como o número do seu cartão de crédito. O programa monitora a saída de dados do seu computador e, se detectar que alguma informação crítica está sendo enviada, impede ou mostra uma advertência.

Segundo o Facebook, os nudes não serão armazenados em seu formato original. Eles são usados para calcular um “hash” (código gerado a partir do conteúdo de cada foto ou vídeo), e então deletados. Mas o site tem retrospecto controverso no que diz respeito a isso: em 2010, descobriu-se que ele simplesmente não apagava conteúdo que havia sido deletado pelos usuários.


envie seu comentário »

Arte aplicativo