Redes sociais
Arte RADIO

Fotos

Postado dia 26/09/2017 às 10:29:14

Fotos de onça pintada em Santa Mariana são Fakes

Em grupos do aplicativo whatzap, fotos de uma onça pintada foram várias vezes compartilhadas como se o fato estivesse acontecido na região de Cornélio Procópio. Mas tudo indica que as fotos provavelmente não foram tiradas aqui.

Paulo Sérgio Aguiar, Diretor do Colégio Agrícola de Santa Mariana, local próximo onde as fotos teriam sido supostamente tiradas disse que também recebeu as fotos , mas ninguém do Colégio disse que viu realmente essa espécie de onça na região. Ele acredita que seja boato pelos detalhes da foto, solo, mata: "Essa estrada não é próxima ao Colégio".

Rafael Haddad, Médico Veterinário e Biólogo Responsável Técnico do IPEVS - Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem e Meio Ambientem, situado em Cornélio Procópio, afirmou que é pouco provável que as fotos foram tiradas aqui: "Algumas coisas nos dão a entender que não é da nossa região. No google podemos ver que a mesma foto com outras referências. Outro ponto; a mata em volta não parece mata atlântica. Também o tipo de solo não parece ser o nosso". (Exemplo de uma notícia com a mesma foto compartilhada: Casal se depara com onça em estrada do Nortão - no buscador google é possível ver várias outras). Haddad ainda afirma que se fosse a Jaguaritica seria mais provavél pois na aréa que estamos não há mais registros de onças-pintadas. 

Também o Técnico Ambiental da Regional do IAP, Alípio, afirmou que essa onça pintada não é mais encontrada na região, falando também sobre as indicações já citadas acima que as fotos não são daqui. Alípio também alertou para a irresponsabilidade de compartilhar boatos desse tipo, o que deixa a população muito apreensiva.

ONÇA
A onça-pintada, também chamada de Jaguar, é o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo, depois dos tigres e dos leões. Trata-se de um animal predador (que está no topo da cadeia alimentar), por isso a apreensão da população quando se afirma que o animal pode estar na região. Entretanto estando em seu local natural ela possui uma função ecológica muito importante, aliás como toda a fauna e flora são importantes para equilíbrio dos ecossitemas.

Infelizmente, a onça-pintada é um dos animais que está na lista dos mais ameaçados de extinção. Elas vivem geralmente em densas florestas. Estão espalhadas na América do Norte, Central e Sul. No Brasil, a onça-pintada é um animal que vive em diversos biomas: Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e Caatinga. No Pampa ela já foi extinta.

Na Mata Atlântica e na Caatinga a espécie está ameaçada de extinção. A Mata Atlântica é o bioma no Paraná, e pelo animal estar em extinção por aqui, dificilmente veremos um exemplar da espécie tão facilmente.

De maneira geral, porém, suas populações vêm diminuindo devido a caça e depredação das florestas para as mais diversas atividades humanas. Caso se depare com uma onça-pintada, fora de uma floresta, como em Campos, plantações entre outros locais, entre em contato com o IAP ou alguma Organização de Proteção ao Animais, para que ela seja levada para seu habitat natural.

Equipe RC com informações do WWF Brasil (www.wwf.org.br)


envie seu comentário »

Arte aplicativo